Uma nova ferramenta do Android permite que o celular alerte a emergência quando o dono do aparelho não for capaz, enviando dados médicos relevantes para os socorristas ou para a polícia.
+ WhatsApp lança ‘passkeys’ no Android para melhorar segurança
+ Android 14: confira as principais novidades do sistema operacional
Os usuários do Android podem adicionar informações como nome do chamador, alergias, contatos de emergência e condições médicas pré-existentes. O recurso é especialmente benéfico se a pessoa que está entrando em contato com a emergência não conseguir se comunicar.
“Essas informações estão disponíveis para uso antes do envio e antes da chegada dos socorristas. Isso economiza muito tempo, porque já sabemos o que estamos respondendo e o que precisamos”, disse Tenea Reddick, diretora de ECC do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore, em um comunicado.
Por enquanto, esse recurso está disponível apenas em Androids com o aplicativo Personal Safety, como o Nothing Phone 1 e os celulares entre o Google Pixel 4 e o Google Pixel 8 Pro.
O recurso já está disponível para usuários de iPhone e Apple Watch desde o lançamento do iOS 13.5 em 2020. Os usuários da Apple podem acessar o Medical ID, recurso do aplicativo Saúde que, semelhante ao aplicativo Personal Safety do Android, armazena informações como tipo sanguíneo, contatos de emergência, alergias e condições médicas pré-existentes.